Compartilhe em suas Redes Sociais

QUAL O LIMITE DE INSULFILM PERMITIDO POR LEI?

Qual o limite de insulfilm permitido por lei? 
É uma dúvida bastante comum entre as pessoas que compram um carro e querem modificar o veículo: qual limite de insulfilm permitido para colocar nos vidros? A resposta para essa questão deve estar embasada na lei e não em achismos de profissionais que aplicam a película protetora contra os raios solares, mas poucas pessoas têm esse conhecimento.

O limite de  insulfilm permitido é um ponto muito importante, há muitas pessoas que tomam multas e desconhecem a causa, além, é claro, de serem obrigados a retirarem a película sem ao menos saber o motivo da penalidade.

Policial Federal Verificando Insulfilm Appec
Qual o limite de insulfilm permitido por lei?

Qual é a finalidade da película e por que as pessoas buscam a instalação desse acessório no carro? Bom, o insulfilm é usado nos vidros dos carros para ajudar em diversos pontos, como, a proteção da visão do condutor da ação do sol em um dia com raios muito fortes, diferenciar o visual do veículo, apostar em questões de conforto ou até de saúde, no caso de doenças de pele.

No entanto, as películas estão sendo usadas com o intuito de segurança, diminuindo a visibilidade da parte de dentro do veículo. Isso pode ajudar na diminuição de vidros estourados, por exemplo, pois os bandidos não conseguem identificar se há algum objeto de valor dentro do carro. As películas, recentemente, lançaram modelos bem interessantes e que são denominadas anti-vandalismo, que protegem quase como um vidro de carro blindado, mas com uma proteção menor, pois é resistente até certo ponto – não tem a função, por exemplo, de ser à prova de tiros.

Manter o nível de insulfilm permitido pode ser uma das melhores ajudas na hora de proteger o seu carro contra roubos e furtos, porém, além de colocar uma película de escurecimento, fazer um seguro auto é necessário.

As leis referentes ao limite de insulfilm passam pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro) que, por sua vez, atribui a competência ao CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) que avalia as normas de regulamentação referente a aplicação de películas de escurecimento, em 2007, foi expedida a Resolução restringe o uso de alguns modelos e porcentagens de visibilidade.

O número da lei presente nessa Resolução feita em 2007 é nº 254.

Há um limite de insulfilm permitido?

Sim! Não são todas as películas que podem ser colocadas nos vidros dos carros. Há um limite máximo, pensando na dirigibilidade do motorista e, é claro, na segurança de todas as pessoas, sejam elas os passageiros ou os pedestres.
E esses limites de insulfilm permitido podem variar de acordo com o vidro escolhido, como: o para-brisa, vidros laterais e vidro traseiro.
Esse limite de porcentagem é definido por meio de um medidor que analisa a passagem de luz chamado luxímetro.
Para que o aparelho funcione perfeitamente, ele deve estar regularizado e aprovado pelo INMETRO (Instituto Nacional de Meteorologia, Qualidade e Metrologia).
No para-brisa, muita gente acredita que não há a mínima possibilidade de colocação de insulfilm, o que é errado. É permitido que coloque a película no vidro da frente, mas o limite de insulfilm permitido para este caso é de 25% Ou seja, não pode escurecer mais do que. Caso esteja além do autorizado, você poderá ser parado, multado e obrigado a remover o insulfilm.
Para os vidros laterais, aqueles que você não utiliza para dirigir, o limite de insulfilm permitido não pode ultrapassar os 72% de escurecimento. . O mesmo serve para o vidro traseiro: como você não o utiliza para manobras, ele pode ter essa porcentagem.

Respeitar a medida de insulfilm permitido é muito importante para que o motorista fique mais seguro enquanto dirige, ela não é por acaso, já que um vidro muito escuro pode causar acidentes, pois prejudica bastante a visão do condutor.

Imagine a seguinte situação: você está em um cruzamento e precisa ter uma visão mais ampla do que está acontecendo ao seu redor e não consegue enxergar devido a falta de visibilidade. Tomar esses cuidados é muito importante para prevenir-se de acidentes e manter a segurança de todos no trânsito.

Por isso, ao colocar a película protetora, lembre-se de que há o nível insulfilm permitido e isso precisa ser levado em consideração.

Em lojas especializadas, os profissionais saberão exatamente qual mais indicado para o seu carro, seja em questão de visibilidade ou até de cores. O mercado atual de insulfilm pode oferecer tonalidades que se adequem a cor do carro, como as verdes, pretas, espelhadas e etc.

Como se proteger além da colocação de insulfilm?

Qual o limite de insulfilm permitido por lei?

De fato, as películas de escurecimento são muito boas para impedir a visibilidade de dentro do carro, mas como há um limite de insulfilm permitido, elas não são os únicos itens que devem ser levados em consideração.

Fazer um seguro de carro é muito importante e é uma forma de proteger o seu carro contra diversos problemas. Dependendo do plano escolhido, as seguradoras podem até fazer a reposição do vidro e do insulfilm, caso alguém os estoure com a intenção de furtar ou roubar o seu carro ou os pertences que podem estar lá dentro


WARLEY LEITE

Warley Leite nasceu em Belo Horizonte em 1982, no Bairro Primeiro de Maio, porem se criou no Bairro Ribeiro de Abreu, onde conheceu a realidade social do nosso pais. Aos 15 anos, fundou seu primeiro projeto social, com obejetivo de livrar os jovens, dos contatos com as drogas. Aos 22 anos fundou seu segundo projeto social, na Cidade de Quartel Geral denominado JUVENTUDE VIVA, entrando para a historia da pequena e tranquila Cidade. Aos 35 anos de Volta a Belo Horizonte Warley Leite, funda o Projeto Social É Bom & É do Bem, cujo o qual atendeu mensalmente 340 familias em dificuldades finaceiras e dezenas de animais em situação de rua MENSALMENTE. Amante e entendido da Teologia, Warley Leite acredita que somente o amor e a justiça podem fazer diferença na vida das pessoas. Eleito presidente da Appec, em pouco tempo restruturou a entidade, recolocando a referida, nos caminhos de seu obejtivo social.

1 comentário

Deixe uma resposta

Avatar placeholder